Panteão Nacional, Lisboa

Panteão Nacional
Panteão Nacional 
"O Panteão Nacional, situado na zona histórica de Santa Clara (Alfama), ocupa o edifício originalmente destinado para igreja de Santa Engrácia, acolhendo os túmulos de grandes vultos da história portuguesa. Fundado na 2ª metade do século XVI, o edifício foi totalmente reconstruído em finais de Seiscentos pelo arquitecto João Antunes; embora nunca chegasse a abrir ao culto, conserva, sob a cúpula moderna, o espaço majestoso da nave, animada pela decoração de mármores coloridos, característica da arquitectura barroca portuguesa. Elemento referencial no perfil da cidade e oferecendo pontos de vista privilegiados sobre a zona histórica da cidade e sobre o rio Tejo, está classificado como Monumento Nacional." in http://www.igespar.pt
Panteão Nacional
Panteão Nacional 
 Panteão Nacional é sem dúvida um monumento de visita obrigatória! não só por tudo o que significa para a cultura e história de um povo, neste caso o português, mas neste caso especifico pelo edifício em si, que à entrada nos remete para a nossa insignificância de tamanho quando nos perdemos a olhar para a sua belíssima clarabóia. 

Depois é explorar cada um dos cantos e recantos e descobrir a biografia de algumas das pessoas mais importantes da nossa história, desde Luis Vaz de Camões, a Teófilo Braga e acabando na primeira e única mulher lá sepultada, Amália Rodrigues.
Panteão Nacional 
PS: Aproveitem as visitas grátis nos primeiros domingos de cada vez, mais info aqui.