Património Mundial em Portugal

Muitas são os que gostam de conciliar as suas viagens com a descoberta do Património Mundial da Humanidade que se define como "(...) um local (como uma floresta, montanha, lago, ilha, deserto, monumento, construção, complexo ou cidade) definido pela UNESCO, uma agência das Nações Unidas (ONU), como de importância cultural ou física especial para o mundo. A lista é mantida pelo Programa do Património Mundial, que é administrado pelo Comité do Património Mundial, composto por 21 países-membros eleitos." (in wikipédia)


Portugal é um país, para a dimensão geográfica que possui, bastante rico neste património, sendo actualmente esta a lista de locais reconhecidos:

Contudo existem alguns outros locais a tentar entrar para esta lista, como por exemplo o Centro Histórico de Santarém, ou a Arrábida.

Mas nem só de locais se faz a cultura das sociedades. Por isso com o objectivo de não deixar muito desta cultura imaterial morrer, a UNESCO também criou uma lista destas, como danças, música, festas, tradições, etc. De Portugal, neste momento receberam este titulo:

  • Fado (2011);
  • Cante Alentejano (2014);
  • Arte Chocalheira (2015);

Pode acompanhar a evolução destas candidaturas e encontrar mais informações sobre este tema no Site Oficial da Unesco ou aqui