Quantos dias e onde ir para conhecer Portugal?

Como já referi noutras ocasiões, eu tento sempre ajudar no que posso e sei, em fóruns, blogs e afins, pessoas que vão visitar Portugal, e muitas dessas dicas, especialmente as que se repetem mais, transformo em post para ser mais fácil responder e também partilhar a informação com todos.
Este post é uma dessas questões que vejo muito: Onde ir e quantos dias gastar nesse sitio para conhecer bem Portugal?!
Bem de facto é um pergunta difícil, e baseada em várias variáveis, vou tentar responder de forma mais simples possível, numa tentativa de pergunta e resposta, e claro são ideias gerais que cada pessoa deve adaptar a si, às suas necessidades e gostos.

Primeiro, quantos dias têm de viagem?

A maioria das pessoas chega e parte de Portugal de avião, assim sendo não se esqueça que parte do seu primeiro e último dia pode ser gasto no aeroporto com check-in's, alfandega, emigração, etc. variando conforme os passaportes e afins.
Assim uma viagem de 3 dias mas que no dia de chegada só consegue sair do aeroporto por hora de almoço, o planeamento da sua viagem não deve ser feito para 3 dias mas sim 2, 2 e meio, dependendo do tempo de deslocação entre o aeroporto e o seu destino final.
Vamos supor que vêm para conhecer Portugal continental a um bom ritmo, mas sem ser demasiado à presa e de modo a ficar mesmo a conhecer o país de norte a sul. Quanto tempo eu recomendaria?

À volta de 10 dias!

Sim, eu sei que muita gente com 10 dias corria vários países na Europa, contudo eu estou a falar de uma viagem em que ficará mesmo a conhecer o país de lés a lés, com relativa calma, mas não muito demorado em cada sitio, e não de uma viagem só de Lisboa e Porto,
Claro que se quiser uma viagem mais corrida, ou se não têm estes dias todos, pode optar por usar as dicas seguintes conforme a sua disponibilidade.

Segundo, como se vai deslocar?

Não sabe? Leia estes posts para tentar a perceber qual o melhor meio de transporte para si:
Ok, agora que já percebeu a melhor opção, vai de:

  • Comboio? 
Então aqui a sua mobilidade está mais reduzida, mas consegue perfeitamente conhecer o país sem grandes problemas e aproveitar a viagem de comboio também para descansar. Como eu aconselharia o roteiro? Vamos supor que entra em Portugal pelo Aeroporto de Lisboa, recomendaria conhecer a cidade (3 dias) e as suas redondezas (2 dias para Sintra e Queluz, linha de Sintra, e Cascais na linha de Cascais). Depois conforme a disponibilidade de tempo, aproveitaria também para fazer um bate e volta de comboio até Évora no Alentejo (1 dia) ou a Tomar e Santarém (1 dia), ou compraria uma viagem de autocarro (de 1 dia também) para conhecer Óbidos, Batalha, Alcobaça, ou até Fátima para os adeptos do turismo religioso.. Tudo isto usando o mesmo alojamento em Lisboa, fazendo sempre bate e voltas.
Saindo da Grande Lisboa, a próxima paragem seria Coimbra (1/2 dias) e depois na viagem até ao Porto varia uma paragem "pit stop" em Aveiro (menos de 1 dia) .
No norte de Portugal, Porto (2/3 dias), Braga (1 dia), Guimarães (1 dia).

  • Carro?
Eu adoro Road Trips, portanto eu adoro esta opção, logo sou suspeita. :) Mas com esta opção demora muito mais tempo a deslocar-se de um local para o outro e é mais dispendioso, mas consegue conhecer locais mágicos que doutra maneira será bem mais difícil. Então como faria?! Bem, para a cidade de Lisboa (3 dias) esqueceria o carro, mas para conhecer as suas redondezas, usaria o carro para conhecer o Palácio de Queluz a caminho de Sintra e depois iria conhecer o Cabo da Roca e voltaria para Lisboa por Cascais, passando pelo Guincho e pela Marginal. 

Caso tivesse disponibilidade, neste ponto iria conhecer o sul de Portugal, com paragem obrigatória em Évora, e depois percorrer cidades algarvias como Lagos, e voltar para Lisboa pela Costa Vicentina com pequenas paragens em localidades como Zambujeira do Mar, Porto Covo, e a Serra da Arrábida, (este percurso merece no mínimo 3 dias).

Caso o seu tempo esteja mais apertado, seguiria o percurso que sugeri para comboio, ou seja, Évora, (1 dia) ou Alcobaça, Batalha, Óbidos (1 dia) ou Santarém, Tomar (1 dia) até chegar à cidade de Coimbra (1/2 dias). Ai aproveitaria para conhecer algumas aldeias Históricas e/ou de Xisto, como por exemplo a Aldeia do Piodão, e dava um pulinho à Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental (1/2 dias). Depois encaminharia-me para o norte de Portugal, passando nem que seja umas horas por Aveiro, e depois pernoitando no Porto (2/3 dias). Usando esta cidade como base, visitaria Braga (1 dia), Guimarães (1 dia), conheceria o Douro, fazendo por exemplo o cruzeiro desde o Porto ao Peso da Régua ou Pinhão, e voltando de Comboio (1 dia). Outros locais que visitaria no Norte de Portugal, principalmente tendo carro seria o Gerês (1/2 dias), e Ponte de Lima + Viana do Castelo (1 dia).


Sim, tanto uma opção como a outra (especialmente a de carro), passa os 10 dias. A minha ideia é ajudar e estou a dar demasiados destinos para ir não é? Então pronto, um roteiro com o mínimos dos mínimos seria:

Lisboa (3 dias), Sintra (1 dia), Porto (2 dias)

Depois, à medida do tempo que vai tendo e do meio de transporte que vai usar, pode utilizar as dicas referidas acima.

Mais dúvidas e questões sobre a sua viagem por Portugal? Veja Aqui se consigo ajudar!!
E pode sempre entrar em contacto comigo para esclarecer alguma dúvida com que tenha ficado!