Como usar o seu cartão VIVA?

Primeiro que nada, o que é o cartão VIVA?
O cartão VIVA é o cartão/bilhete de viagem para usar em vários serviços de transportes públicos em Portugal, como por exemplo o Metro de Lisboa, por isso se vai viajar por Lisboa, este post vai ajuda-lo a deslocar-se na cidade;

Que tipos existem?
Existem vários tipos de modalidades deste cartão. O Passe Mensal, usado essencialmente por moradores, mas também pode compensar para permanências mais longas na cidade, (caso por exemplo venha estudar 3 semanas para a Lisboa).

e o cartão VIVA viagem/7 colinas. Este cartão é recarregável, com a validade de um ano, e têm o preço inicial de 0.5€. Depois pode ser carregado em várias modalidades:

  • Bilhetes individuais Carris/Metro, que permitem durante viajar em toda a rede de Metro e Carris durante uma hora após a primeira validação. (Atenção, mesmo se entrar num transporte diferente menos de uma hora antes de ter usado um transporte, tem que validar o seu cartão (bilhete) na mesma!
  • Bilhete diário de Carris/Metro, que por um valor fixo, pode viajar durante 24 horas após a primeira validação em toda a rede;
  • Adquirir o valor da viagem a bordo do veiculo da Carris (seja autocarro, eléctrico, elevador);
  • Carregamento Zapping, que é carregar o cartão com um valor fixo que normalmente oferece algum desconto nas viagens.

Depois de adquirido o cartão VIVA, basta validar o mesmo e iniciar a sua viagem.
Como validar?
Basta encostar o seu cartão ao validador que normalmente se encontra junto ao canal de acesso, ou à entrada do veiculo (caso seja autocarro, eléctrico ou elevador). Veja aqui como;

e Quanto Custam?
Bem os preços vão sendo actualizados, por isso deixo aqui o link para terem essa informação no site oficial.

Para ajudar seguem uma série de vídeos  que ajudam a explicar como funciona este cartão, ou seja, no fundo, como funcionam os transportes públicos em Lisboa:

Se adquirir este cartão, pode ter descontos ou vantagens noutros serviços de Lisboa, pode ver todos esses descontos aqui.
Se ficou com alguma dúvida, basta perguntar, tento ajudar!