Vila Velha de Rodão

Vila Velha de Rodão situa-se no distrito de Castelo Branco, e é uma excelente opção para quem quer um retiro, um lugar para descansar. A grande característica desta vila é as Portas de Rodão que é um estreitamento de ambas as margens do rio Tejo, fazendo lembrar duas portas. no topo de uma destas margens encontra-se o castelo do Rei Wamba, dando origem a várias lendas sobre estas portas e este rei.

Diz uma das lendas que a rainha (ou princesa, difere de quem conta a lenda) cristã esposa do Rei Wamba, vivia um amor proibido com o rei mouro da outra margem do Tejo. O local onde estes namoravam às escondidas em cadeiras de pedra era precisamente as margens do rio Tejo onde hoje se encontram as Portas de Rodão. Amor esse que foi descoberto e depois de algumas aventuras a rainha (ou princesa) acabou por ser condenada á morte, mas não sem antes amaldiçoar as gentes daquela terra “nesta terra não haverá cavalos de regalo, nem padres se ordenarão e putas não faltarão”. Por onde a mó, que levava a rainha a caminho da sua morte, passou, não mais cresceu mato.

Com lenda ou não, a verdade é que o local é muito bonito e relaxante, que vale a pena visitar, nem que seja num simples dia de passeio. Aconselho a ir à beira rio, onde pode também andar de barco, ou para os mais aventureiros e desportistas fazer escalada ou algum dos percursos pedestres e de btt envolventes.