Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Ok admito que eu cedo à tentação de dar prioridade aos locais que são acessíveis através do metro. Museus, jardins, lojas, exposições, concertos, seja o que for, eu admito que acabo na grande maioria dos casos por optar pelos que têm metro relativamente perto. Mas com esses locais quase todos checados (Feliz por isso, mas com a certeza de que a grande maioria deles merecem uma nova visita), e com um domingo a oferecer-me entradas grátis num museu à minha escolha, qual escolher?! Bem à pouco tempo ao ler um outro blog vi um texto muito efusivo sobre o Museu Nacional do Azulejo Português, museu que nunca me despertou muito interesse porque embora ser um produto muito nacional e eu gostar muito de os promover, a verdade é que não acho mesmo grande piada a azulejos… então, o produto não me agrada muito, e ainda por cima não está ao pé do metro, hum... este museu acabou por ir ficando esquecido na minha lista de sítios a visitar em Lisboa (sim, esta lista existe mesmo... :$)
Mas foi desta, como até me ficava mais ou menos a caminho, sai de casa um pouco mais cedo e lá fui eu conhecer o Museu Nacional de Azulejo Português, e tenho a dizer, eu que não sou fan gostei, imagino quem seja! J
Situado no antigo Mosteiro da Madre de Deus, em Alfama, neste local podemos encontrar variados azulejos que retratam a história de Portugal nas suas épocas. Ao longo dos seus 3 pisos fazemos uma viagem na história, especialmente de Lisboa, aos azulejos usados para revestir as suas igrejas e mosteiros, ao seu significado religioso, à destruição que o terramoto de 1755 teve na cidade, à reconstrução pombalina, até à actualidade, onde se elogia personalidades como Fernando Pessoa e se tenta não deixar esquecer figuras como “Zé Povinho” e a cerâmica tão característica das Caldas da Rainha.

 

Além dos seus 3 pisos, este edifício possui também um bar e restaurante com uma decoração muito bonita, juntando o tradicional azulejo com a natureza que tão bem está enquadrada no mosteiro. Dou destaque a 2 locais neste Museu de visita obrigatória:

  1. No 3º piso existe um enorme painel de azulejo que mostra a panorâmica de Lisboa antes do terramoto de 1755. Além de muito bonito, é interessante comparar com calma, o antes e depois desta catástrofe. 
  2. A lindíssima capela que existe dentro do Mosteiro. Eu sou fan da arquitectura que se usa dentro de muitas capelas, igrejas e mosteiros. Todos os seus aspectos trabalhados sempre me fascinaram e me fizeram entrar em muitas igrejas deste país com vontade de descobrir o seu interior. Entrar nesta capela foi sem dúvida das melhores surpresas que tive em todas as vezes em que entrei com a expectativa do que ia ver. A capela é simplesmente lindíssima. Embora ter tirado fotos nenhuma delas está suficientemente bonita para estar aqui a retratar.
Resumindo, quem for fan de azulejos, o que é que ainda estão a fazer em casa?! Vão adorar! Para quem não é assim tanto como eu, vale muito a visita pela sua capela, e se mesmo assim não for suficiente, vá porque azulejos é mesmo um produto nacional! Merece uma vista para sabermos mais sobre ele, que é o mesmo que saber mais sobre a nossa história, o nosso país, ou seja, saber mais sobre nós mesmos!